top of page

Contraturno Escolar

AncatividCCE

Atividades desenvolvidas

ROBÓTICA

O curso de robótica da Capacita.ti Treinamentos é projetado para crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, oferecendo uma imersão cativante no universo da tecnologia. Algumas características distintivas incluem:

  1. Abordagem Lúdica e Prática: O curso integra aprendizado teórico e prático de forma envolvente, utilizando kits de robótica para mãos à obra.

  2. Programação Intuitiva: Os participantes aprendem noções básicas de programação de maneira intuitiva, desenvolvendo habilidades essenciais para o mundo digital.

  3. Engenharia e Criatividade: Estimula o pensamento crítico e a criatividade, permitindo que os alunos projetem e construam seus próprios robôs, promovendo a compreensão prática dos conceitos.

  4. Trabalho em Equipe: Incentiva a colaboração, comunicação e trabalho em equipe, essenciais para a resolução de desafios robóticos.

  5. Desenvolvimento de Habilidades do Século 21: Prepara os jovens para o futuro, desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, pensamento lógico e adaptabilidade.

  6. Atividades Graduadas por Idade: Conteúdo adaptado para diferentes faixas etárias, garantindo que o aprendizado seja adequado e estimulante para todas as idades.

  7. Ambiente Seguro e Supervisionado: Oferece um ambiente seguro, com supervisão qualificada, para garantir uma experiência educativa positiva.

Ao participar desse curso, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de explorar, aprender e se inspirar na fascinante interseção entre robótica, ciência e diversão.

20240113_115821.jpg
ancrobotica
20240113_120105.jpg

Reforço escolar

     As aulas de reforço escolar da Capacita.ti Treinamentos são uma solução dedicada a crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, visando fortalecer seus conhecimentos acadêmicos. Algumas características notáveis incluem:

  1. Personalização do Ensino: As aulas são adaptadas às necessidades individuais de cada aluno, identificando e abordando áreas específicas que necessitam de reforço.

  2. Corpo Docente Qualificado: Contam com professores capacitados e experientes, proporcionando um ambiente de aprendizado enriquecedor.

  3. Metodologias Inovadoras: Utilização de métodos modernos e recursos educacionais interativos para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

  4. Acompanhamento Contínuo: Monitoramento regular do progresso acadêmico do aluno, ajustando as estratégias de ensino conforme necessário.

  5. Material Didático Atualizado: Utilização de materiais didáticos alinhados aos currículos escolares, garantindo relevância e coerência com os conteúdos abordados na escola.

  6. Foco nas Dificuldades Individuais: Identificação e superação de dificuldades específicas em disciplinas-chave, promovendo um reforço direcionado.

  7. Ambiente Acolhedor: Criação de um ambiente positivo e acolhedor, incentivando a confiança e o gosto pelo aprendizado.

  8. Feedback Construtivo: Fornece feedback construtivo aos alunos e seus responsáveis, promovendo uma parceria ativa no processo educacional.

      Ao optar pelas aulas de reforço escolar da Capacita.ti Treinamentos, os pais e responsáveis podem confiar em uma abordagem personalizada que visa fortalecer a base acadêmica e promover o sucesso educacional de crianças e adolescentes.

ancrefescola

Informática

     As aulas de Informática Básica da Capacita.ti Treinamentos para crianças e adolescentes proporcionam uma introdução abrangente ao mundo digital, focando não apenas em ferramentas essenciais, mas também em segurança online e conscientização nas redes sociais. Destaques do curso incluem:

  1. Navegação Segura na Internet: Orientação sobre práticas seguras online, promovendo consciência sobre privacidade e comportamento ético.

  2. Windows 10: Exploração do sistema operacional, com ênfase em navegação intuitiva, personalização do desktop e gerenciamento de arquivos.

  3. Microsoft Word: Aprendizado das habilidades básicas de processamento de texto, incluindo formatação, edição e criação de documentos simples.

  4. Microsoft Excel: Introdução a conceitos de planilhas, fórmulas básicas e criação de tabelas simples para desenvolver habilidades essenciais no Excel.

  5. Microsoft PowerPoint: Desenvolvimento de habilidades na criação de apresentações visuais, com foco em design, organização de slides e técnicas de apresentação eficazes.

  6. Cuidados com Redes Sociais: Conscientização sobre os riscos e benefícios das redes sociais, incluindo noções de privacidade online, etiqueta digital e comportamento responsável.

  7. Atividades Práticas e Interativas: Aulas práticas com exercícios hands-on, promovendo a aplicação direta do conhecimento adquirido.

  8. Adaptação por Idade: Material adaptado à faixa etária, garantindo que o conteúdo seja acessível e relevante para cada grupo etário.

Ao incorporar cuidados com as redes sociais, essas aulas visam não apenas equipar os alunos com habilidades técnicas essenciais, mas também promover uma abordagem responsável e ética no uso da tecnologia, preparando-os para uma participação consciente e segura no mundo digital.

.

20240113_114809.jpg
ancinfor
Ancmanut
20240113_114944.jpg

Manutenção básica de computadores, notebooks e videogames

           As aulas de manutenção básica em microcomputadores, notebooks e video games oferecidas pela Capacita.ti Treinamentos são projetadas para introduzir crianças e adolescentes ao fascinante mundo da tecnologia e manutenção. Destaques dessas aulas incluem:

  1. Conceitos Fundamentais: Exploração dos princípios básicos de hardware e software, fornecendo uma compreensão sólida do funcionamento dos dispositivos.

  2. Desmontagem e Montagem: Aulas práticas que ensinam os alunos a desmontar e montar microcomputadores, notebooks e video games de maneira segura e eficiente.

  3. Identificação de Componentes: Reconhecimento e compreensão dos principais componentes, como placas-mãe, processadores, memória RAM, discos rígidos, entre outros.

  4. Diagnóstico de Problemas: Desenvolvimento de habilidades para identificar e diagnosticar problemas comuns, preparando os alunos para solucionar questões de hardware.

  5. Manutenção Preventiva: Instruções sobre práticas de manutenção preventiva para prolongar a vida útil dos dispositivos, incluindo limpeza e cuidados adequados.

  6. Manutenção em Notebooks e Video Games: Especificidades relacionadas à manutenção de notebooks e video games são abordadas, considerando suas características únicas.

  7. Segurança Elétrica: Educação sobre práticas seguras durante a manipulação de equipamentos elétricos, promovendo a conscientização sobre riscos e precauções.

  8. Experiência Prática: Aulas interativas com atividades práticas, permitindo que os alunos apliquem seus conhecimentos em situações do mundo real

 

       Essas aulas visam não apenas fornecer habilidades técnicas valiosas, mas também cultivar um interesse e apreciação pela manutenção de dispositivos eletrônicos, preparando os jovens para um possível caminho profissional ou simplesmente proporcionando uma compreensão mais profunda do mundo da tecnologia.

Conteúdo geral

CURSO DE ROBÓTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Objetivo Geral:
       Introduzir crianças e adolescentes ao mundo da robótica, promovendo o desenvolvimento de habilidades criativas, lógicas e técnicas, enquanto estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Público-Alvo:
Crianças e adolescentes de 7 a 16 anos.

* INTRODUÇÃO À ROBÓTICA E CONCEITOS BÁSICOS*
Apresentação do curso e dos participantes.
História e evolução da robótica.
Conceitos básicos de eletrônica.
Familiarização com os componentes de hardware e software.

MONTAGEM DE ROBÔS SIMPLES
Montagem de robôs simples utilizando kits educativos.
Noções de mecânica e engenharia.
Introdução à programação de movimentos básicos.

PROGRAMAÇÃO BÁSICA COM BLOCOS
Uso de linguagens de programação visual com blocos.
Desenvolvimento de algoritmos simples para controle de robôs.
Exploração de sensores e tomada de decisões baseada em dados sensoriais.

PROJETOS PRÁTICOS E DESAFIOS
Desenvolvimento de projetos práticos utilizando os conhecimentos adquiridos.
Competições amigáveis entre os participantes.
Introdução a conceitos de trabalho em equipe.
ROBÓTICA APLICADA E IMPACTO NA SOCIEDADE
Aplicações práticas da robótica no cotidiano.
Discussão sobre ética e responsabilidade na robótica.
Projetos com foco em resolver problemas sociais.

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FINAIS E CERTIFICAÇÃO
Preparação e apresentação dos projetos finais.
Discussão sobre aprendizados e desafios enfrentados.

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Objetivo Geral:
Desenvolver habilidades básicas em informática, proporcionando aos participantes o conhecimento essencial sobre o sistema operacional Windows 10, bem como as principais ferramentas do pacote Office (Word, Excel e PowerPoint) e o uso responsável da internet.

Público-Alvo:
Crianças e adolescentes de 7 a 16 anos.

* INTRODUÇÃO AO COMPUTADOR E WINDOWS 10*
Apresentação do curso e dos participantes.
IPD – Introdução ao Processamento de Dados
Familiarização com o ambiente Windows 10.
Navegação e organização de arquivos e pastas.

MICROSOFT WORD PARA INICIANTES
Introdução ao processador de texto Word.
Digitação e formatação de textos simples.
Inserção de imagens e elementos gráficos básicos.
Elaboração de documentos simples.


MICROSOFT EXCEL PARA INICIANTES
Noções básicas de planilhas eletrônicas.
Inserção de dados e fórmulas simples.
Formatação de células e tabelas básicas.
Criando gráficos simples.

MICROSOFT POWERPOINT PARA INICIANTES
Introdução à criação de apresentações.
Inserção de slides e organização.
Adição de texto, imagens e transições.
Apresentações criativas para contar histórias.

NAVEGAÇÃO SEGURA NA INTERNET
Noções de segurança online.
Uso responsável das redes sociais.
Pesquisas seguras na internet.
Atividades práticas de navegação supervisionada.

PROJETOS PRÁTICOS E APLICAÇÕES
Desenvolvimento de projetos práticos usando Word, Excel e PowerPoint.
Exploração de aplicativos educativos.
Uso de recursos online para aprendizado.

* REVISÃO GERAL E CERTIFICAÇÃO*
Revisão dos conceitos aprendidos.
Apresentação de projetos finais.
Entrega de certificados de conclusão do curso.

 


PROGRAMA DE REFORÇO ESCOLAR PERSONALIZADO
Objetivo Geral:
Oferecer suporte acadêmico individualizado para estudantes que apresentam dificuldades específicas em disciplinas escolares, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para superar desafios educacionais.
Ajuda nas atividades escolares propostas pela escola dos alunos

Público-Alvo:
Estudantes do ensino fundamental e médio com dificuldades específicas em disciplinas como Matemática, Português, Ciências e demais áreas identificadas pela escola.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E AUXILIO AO ALUNO
Entrevista com o aluno para identificar dificuldades específicas.
Aplicação de testes diagnósticos.
Estabelecimento de metas de curto e médio prazo.
Auxilio ao aluno com as atividades propostas pela escola.
Auxilio ao aluno com as matérias em que ele tenha maiores dificuldades.

MANUTENÇÃO BÁSICA EM COMPUTADORES, NOTEBOOKS E VIDEOGAMES
Objetivo Geral:
Introduzir crianças e adolescentes ao mundo da manutenção em equipamentos eletrônicos utilizados no dia a dia e à importância da limpeza básica para prolongar a vida útil dos dispositivos, promovendo o entendimento prático da tecnologia.

IDENTIFICAÇÃO DE COMPONENTES E PERIFÉRICOS
Conhecimento prático sobre os componentes internos de um microcomputador.
Identificação e função de periféricos comuns.
Uso de ferramentas básicas para manuseio.

DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMUNS
Diagnóstico de falhas frequentes em microcomputadores.
Solução de problemas básicos.
Introdução às ferramentas de diagnóstico.

DESMONTAGEM E MONTAGEM DE MICROCOMPUTADORES
Técnicas seguras de desmontagem de computadores.
Limpeza de componentes internos.
Substituição de peças simples.

NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA E BACKUP
Importância da segurança online.
Realização de backups simples.
Práticas seguras ao lidar com hardware.

INTRODUÇÃO AOS VIDEOGAMES E COMPONENTES BÁSICOS
História dos videogames.
Conhecimento básico sobre os diferentes tipos de controles e suas partes.
Identificação de Problemas Comuns em Controles de Videogames.

DIAGNÓSTICO DE FALHAS FREQUENTES EM CONTROLES
Solução de problemas básicos.
Introdução às ferramentas e equipamentos de manutenção.

DESMONTAGEM E MONTAGEM DE CONTROLES
Técnicas seguras de desmontagem de controles.
Limpeza de componentes internos.
Substituição de peças desgastadas ou danificadas.

LIMPEZA BÁSICA DE VIDEOGAMES E PERIFÉRICOS
Importância da limpeza preventiva.
Demonstração de técnicas seguras para limpar videogames e acessórios.
Cuidados com a ventilação e refrigeração.


INTRODUÇÃO AOS NOTEBOOKS E CONCEITOS BÁSICOS
Noções básicas sobre a história dos notebooks.
Compreensão de termos como CPU, RAM, disco rígido e sistema operacional.

IDENTIFICAÇÃO DE COMPONENTES INTERNOS E EXTERNOS
Reconhecimento dos componentes internos e externos de um notebook.
Identificação de portas e conectores.
Noções básicas sobre periféricos e acessórios.

DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMUNS
Abordagem prática de problemas comuns em notebooks.
Uso de ferramentas simples para diagnóstico.
Solução de problemas básicos de software e hardware.

DESMONTAGEM E LIMPEZA DE NOTEBOOKS
Técnicas seguras de desmontagem de notebooks.
Limpeza de componentes internos.
Cuidados específicos para evitar danos durante a desmontagem.

20240113_115754.jpg
ancconteudo
Ancconteudo
AncconteudogeralCCE
20240113_114130.jpg

Datas e Horários

Apresentamos as datas e horários do início das atividades 

Matutino

  • segundas e quartas 

      de 08 as 10h

               ou

          10 as 12h​

      

  • terças e quintas

      de 08 as 10h

                 ou

          10 as 12h

Data de início das atividades

19/02/2024

Vespertino

  • segundas e quartas 

      de 14 as 16h

               ou

          16 as 18h​

      

  • terças e quintas

      de 14 as 16h

                 ou

          16 as 18h

Data de início das atividades

19/02/2024

horariocce
bottom of page